Carnaval No Museu | Máscaras Romanas

Visita e Oficina para Famílias

Inspirados na Roma antiga, nas suas técnicas de vinificação em potes de barro, tradições e peças teatrais, vamos criar uma máscara carnavalesca inspirada no teatro romano através do barro!

Depois de conhecer o processo de Vinho de Talha, – técnica de vinificação em potes de barro, deixada pelos Romanos há mais de 2000 anos – e de aprender como, ainda hoje, este néctar dos deuses se faz no Alentejo, viajamos até à Roma antiga.

Desafiamos as famílias a criar a sua máscara em barro, inspirado nas máscaras romanas, utilizadas em peças teatrais, no século I a.C.

Por volta do século I a.C, o teatro da Roma Antiga foi uma modalidade artística diversa, estendendo-se desde o teatro de rua e de acrobacia nos festivais à encenação das comédias de dramaturgos romanos, representações religiosas de carácter sério ou satírico.

Em latim, Persona, é a palavra para designar máscara. Ao contrário de hoje em dia, onde a máscara tem o papel de esconder a identidade, na época a máscara era apenas o objeto através do qual o ator personificava a sua personagem.

No que diz respeito à pintura e ao retrato, os romanos eram mais realistas que os gregos. Criavam reproduções detalhadas de rostos. Tais máscaras representavam tipos genéricos: jovens, homens adultos, mulheres, deuses ou reis.

Data: 10 e 11 de Fevereiro 2024

Horas: Sessões às 10:30H e às 14:30H

Local: EM Rézio – Casa Museu Interativa de Borba

Preço: 15€ | Bilhete válido para 1 adulto + 1 criança

Inscrições

Requer inscrição prévia.

E-mail: geral@emrezio.pt. Telefone: +351 925 076 864

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *